Depois de aprender algumas coisinhas com a nossa vida no campo profissional, achamos justo compartilhar dicas para começar um negócio. Tá pensando em largar o crachá? Então dê uma olhadinha nas tips:

1. Defina seu ramo de atuação, demarcando que produtos e serviços oferecer, para quais mercados e clientes

2. Reconheça seus pontos fracos e invista neles: lembre-se que as áreas funcionais da empresa são o RH, a produção, o marketing e as finanças.

3. Analise seus concorrentes. Procure estudar as vantagens de cada um deles, que tipo de estratégia utilizam em relação à preço, comunicação, localização e distribuição.

4. Trace seu fluxo de gestão (o passo-a-passo necessário desde a concepção do produto até seu desenvolvimento)

5. Mantenha o controle efetivo de todo o estoque de matéria prima, pois estoque desnecessário implica capital parado e falta de material significa atraso na produção

6. Mantenha uma equipe de produto focada na tendência e necessidade do mercado, o que facilitará o estudo da aquisição de materiais, técnicas e processos

7. Mantenha todas as informações do produto atualizadas (ficha técnica)

8. Mantenha seu pessoal ativo e participando dos assuntos da empresa (treinamento constante!)

9. Mantenha a produção sob bom acompanhamento, com suas metas estabelecidas e seus resultados apontados e acompanhados (assim fica mais fácil identificar o quanto será necessário crescer)

 10. Trabalhe de todo o coração <3

Por fim, devemos entender que nosso negócio servirá para aumentar nossa qualidade de vida. E a qualidade de vida jamais se baseia na quantidade de dinheiro que temos, mas no bem estar da alma e na tranquilidade de cada um.

 

    Equipe Martinas.